PRÊMIO TOP BLOG 2013

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Grandes benefícios do Exercício físico

EXERCÍCIO É REMÉDIO

Fevereiro 27, 2013 · by Dr Turibio Leite de Barros

O Colégio Americano de Medicina Esportiva iniciou um movimento que recentemente passou inclusive a ser tema de seu congresso anual que reúne mais de cinco mil profissionais da área de ciências do esporte de todo o mundo.
O tema recebeu o nome de “Exercise is Medicine” que traduzimos por “Exercício é Remédio” . Nada mais verdadeiro. Exercício é remédio e é o remédio mais barato e eficaz que existe. Exercício além de tratar, previne doenças.
A grande diferença entre o exercício físico e os remédios convencionais é que fazer exercício pode e deve ser agradável, enquanto que tomar remédio muitas vezes é ruim ou causa dor.
Hoje em dia, inúmeras doenças são tratadas com atividade física. O curioso é que não faz muito tempo, o doente era proibido de fazer qualquer exercício físico. Atualmente até mesmo o portador de doença cardíaca, que sempre foi a doença que tinha no exercício seu maior “fantasma”, é tratado com programas de atividades físicas.
As doenças geralmente promovem um verdadeiro círculo vicioso extremamente prejudicial para o bom prognóstico do tratamento. A doença muitas vezes leva o indivíduo a reduzir drasticamente sua atividade física habitual. Esta inatividade física promove uma regressão acentuada da capacidade funcional de órgãos e sistemas que contribui ainda mais para a piora do quadro. É fundamental quebrar este círculo vicioso, sempre associando a atividade física bem orientada ao tratamento medicamentoso.
Atualmente a indicação de atividade física contempla até mesmo doenças que comprometem também a saúde mental como a depressão e transtornos de atenção.
No tratamento da hipertensão, por exemplo, alguns cardiologistas costumam dizer de forma bem humorada que exercício é tão eficaz que deveria ser feito de “quatro em quatro horas” pelo paciente.
Exercício é remédio, mas para o indivíduo saudável deve ser hábito de vida!
Site: http://drturibio.com/2013/02/27/exercicio-e-remedio/

Meus Comentários
Concordo plenamente, Dr. Turíbio!

Sempre incentivo muito o exercício físico programado para os meus pacientes. É visível os resultados melhores quando se tem associado EXERCÍCIO E NUTRIÇÃO!

Além dos diversos benefícios relacionados a saúde, temos o benefício do bem estar!!! E quando estamos bem, fica mais fácil para incorporar outros hábitos de vida saudável, como a alimentação mais equilibrada!!!!

Então, finalizando repetindo a frase do Dr. Turíbio: "Exercício é remédio"

Vamos praticar esta ideia!!!!

Grande abraço

Viviane

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Incentivo a prática de exercício!!!

Inciativa importante e interessante!

Dia Mundial da Atividade Física

Pense na sua Saúde!!!!

06 de abril de 2013..... Participe!!



www.portalagita.org.br

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Hábito alimentar da família influencia na formação do paladar das crianças


No programa Bem Estar hoje, foram apresentadas dicas bem legais para o público de como o hábito alimentar familiar influencia no paladar das crianças.  Além disso, teve a presença de um grande profissional, Dr. Mauro Fisberg.


Segue link: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/habito-alimentar-da-familia-influencia-na-formacao-do-paladar-das-criancas.html

Meus comentários:

Uma questão básica que sempre converso com os pais quando se trata da alimentação do filho. Os pais são exemplos para os filhos, em qualquer situação, e na alimentação não é diferente.

Recebo muitas mães falando que não gostam de salada, mas acham que é importante que o filho coma.

Mas como ela vai oferecer algo que ela não gosta? Imagina aquela cara "feia" dizendo "Filhinho, você não quer salada?" 

Dois erros aí:
1) A pergunta já demonstrando insegurança, as vezes não tem que perguntar, tem que colocar no prato, assim fica mais fácil para a criança experimentar.

2) A palavra Não presente na frase, já induz a resposta dada pela criança.

Vamos então repensar em como estamos agindo com nossas crianças!

Reforço aqui a importância do nutricionista: 

Sempre digo que não somos nós que vamos dizer o que engorda, o que é saudável. Apesar de muitos mitos e notícias falsas que são veiculadas na mídia, o básico das informações, a população tem. O que nós nutricionistas faremos, é oferecer subsídios de como incorporar hábitos saudáveis de maneira suave e duradoura!!!

Grande abraço

Viviane



Vídeo com dicas de alimentação para o Verão

Dicas de alimentação no verão...

Nutricionistas Lilian Miola e Érica Teixeira, ambas do Hospital Israelita Albert Einstein.

Abraço
Viviane




Doação de Sangue!

Esta matéria não é sobre nutrição. Mas acho que tem uma lição de vida.
Quando sentimos na pele determinada situação, a mudança de hábito se torna mais fácil, pois entendemos a importância.
Então, deixo aqui a mensagem, claro para importância da doação de órgãos  mas também, "puxando" para o meu lado, quando entendemos a importância de algum fato, a mudança e a compreensão é muito mais tranquila! Redução de peso, é isso.

Entender o porquê é necessário perder peso, é o primeiro passo do processo da Reeducação Alimentar!

Pensem nisso..

Abraço