PRÊMIO TOP BLOG 2013

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Um vídeo interesssante sobre o coolesterol

Vou colocar um vídeo interessante que explica sobre as frações do colesterol. Rápido e fácil para entender como o colesterol pode desenvolver as doenças cardiovasculares.
Portanto, cuidem-se.....
O vídeo da AztraZeneca recomeda o acompanhamento médico, mas não esqueçam das nutricionistas, que podem ajudar com a alimentação adequada para cada pessoa, prevenindo os riscos de desenvolver as doenças cardiovasculares!
Aproveitem!
Beijos
Viviane



segunda-feira, 28 de maio de 2012

Educação em Diabetes


Sempre digo e ressalto a importância da Educação em Diabetes. É desta maneira que vamos conseguir melhor controle glicêmico do nosso paciente. O paciente se cuida a partir do momento em que entende seu problema.
Outro ponto importante que deve ser lembrado sempre é que a alimentação do paciente diabético não é nada mais que a alimentação saudável recomendada para a população em geral!

Veja este estudo: O efeito de educação de dieta com seis iso-calórico refeições no diabetes tipo 2 pacientes de peso corporal e glicose no sangue, publicado na revista Ciência e Tecnologia de Alimentos (Mar-2012). 

O objetivo deste estudo era determinar o efeito de uma dieta de 6 refeições de igual valor calórico sobre o peso corporal e glicose no sangue de pacientes portadores de diabetes tipo 2. Esta pesquisa foi feita em 2009 com 181 pacientes com diabetes.
Os pacientes frequentavam o IDSF - Sociedade Iraniana de Diabete de Fars - uma vez por semana.
Os pacientes a serem estudados foram randomicamente divididos em dois grupos:
GRUPO EXPERIMENTAL: 85 pacientes
                                  Idade média de 38 a 64 anos
                                  Peso médio de peso no início do estudo: 56,9 a 75,7 kg
                                  Glicemia de jejum no início do estudo: 163,8 a 234 mg/dL

GRUPO CONTROLE: 96 pacientes
                             Idade média de 43 a 62 anos
                             Peso médio de peso no início do estudo: 58 a 80,2 kgAos participantes era solicitado que consumissem em 6 partes iguais suas calorias calculadas. 

                             Glicemia de jejum no início do estudo: 160 a 238,9 mg/dL


No final do estudo, entretanto, os valores foram:
GRUPO EXPERIMENTAL:
Peso médio de peso: 56 a 71 kg
Glicemia de jejum no início do estudo: 104,9 a 174,1 mg/dL

GRUPO CONTROLE:
Peso médio de peso: 57 a 75,9 kg
Glicemia de jejum no início do estudo: 142,1 a 186,2 mg/dL

Ambos os grupos perderam peso e melhoram a glicemia de jejum. Os resultados mostram que educar pacientes com o diabetes tipo 2, focando na mudança de suas dietas, pode contribuir imensamente para a administração da glicose sanguínea.

Por isso, vamos nos preocupar com a alimentação. Ela é uma grande aliada no controle da glicemia, preveindo assim as complicações do Diabetes!

Grande abraço



Viviane






sábado, 19 de maio de 2012

1º Encontro Einstein de Saúde para Blogueiros


Fui convidada para o I Encontro na área de saúde para blogueiros. Muito interessante a proposta, que envolve diversos profissionais da saúde e da internet.

Como utilizar as infomações de maneira consciente. Como divulgar estas informaçãoes na internet, onde o público que vai ler é extremamente variado??? Foram esta discussões hoje!
Para concluir, nós profissionais e educadores em saúde, temos uma grande responsabilidade ao transmitir informações corretas, de fonte segura e de grande importância para muitas pessoas!

Parabéns a toda equipe idealizadora deste projeto!

Que venham mais!!!!!
Obrigada,
Viviane


Prezado (a) Viviane,




É indiscutível a importância da internet em nosso dia a dia, seja para a busca de informações, orientações gerais ou entretenimento. O poder e a utilidade das redes sociais são um fenômeno que tem, inclusive, provocado mudanças na relação médico-paciente.



Para falar sobre esse cenário e contribuir com a disseminação do conhecimento na área da saúde, especialmente com profissionais como você, um importante multiplicador de informações, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein realizará o 1º Encontro Einstein de Saúde para Blogueiros.



O objetivo é compartilhar com você assuntos relevantes sobre prevenção e dicas gerais de saúde, entre eles a atividade física como fator importante no combate a doenças, atividades e comportamento de risco para uma vida saudável, mitos e verdades sobre dietas de emagrecimento, além de fornecer orientações e ajuda na busca por fontes seguras na internet.



Contamos com sua participação.